As Hortênsias são conhecidas por nomes populares como Hortensia, Hortência, Ortensia, Hidrângea, Sete-Casca, Sete-Cascas, dentre outros. Também são conhecidas pelos sinônimos botânicos Hydrangea arborescens e Viburnum macrophyllum. Pertence a família Saxifragaceae.
Usos Tradicionais: artrite, cistite, deslocamentos, dores nas costas, fraqueza capilar, gota, infecções urinárias, inflamação renal, pedras na bexiga, pedras no rim, prostatite, queimaduras, uretrite, urina sangrenta, feridas.
Propriedades Medicinais: antilítico, catártico, diurético, laxante.
A espécie Hydrangea macrophylla é uma espécie de Hortênsia nativa do Japão e possui flores azuis ou rosas, dependendo do ph do solo. Na medicina popular, se utiliza a raiz seca, o rizoma e as folhas das Hortênsias. A Hortênsia ajuda a aliviar dores nas costas causadas devido a problemas renais. Ajuda a combater pedras no rim e previnir o retorno delas. A Hortênsia alivia dores e irritações urinários associadas a problemas renais. Acalma membranas de muco irritadas. Usada em compressas para o tratamento de queimaduras, deslocamentos e feridas.
A Hortensia é constituída quimicamente de glicosídeos, saponinas, resinas, rutina, óleos essenciais e flavonóides. A dosagem excessiva pode causar irritação gastrointestinal, vertigem e congestão de tórax.